Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento?

Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento?

Gestão em Tecnologia da Informação

Porque uma empresa tem que investir em Tecnologia da Informação hoje?

O que faz a TI ser tão crítica para o sucesso do negócio?

O gerenciamento do ciclo de vida de Tecnologia da Informação é de extrema importância, pois a necessidade de adaptação das empresas ao ambiente tecnológico vigente é fator decisivo no cumprimento do negócio.

Vivemos em um mundo integrado, informações circulam pela rede, e quem detém maior controle e organização sobre ela, também possui um diferencial competitivo, que pode ser fator determinante para o sucesso ou fracasso da empresa.

Conseqüentemente organizar a estrutura de Tecnologia da Informação envolve um grande esforço para se atingir esses objetivos. A tecnologia empregada é cada vez maior, demandando mais recursos para que cumpra seu papel, de gerir a informação e integrá-la aos objetivos estratégicos do negócio fornecendo à direção os insumos necessários ao direcionamento de suas ações de forma mais eficaz. A má gestão gera desperdício de dinheiro e tempo.

O grande objetivo é mostrar que o investimento em uma estrutura adequada de TI é imprescindível, já que o negócio ao se inserir mercado atual necessita de TI para ser ágil e eficiente, portanto aumentar o ROI (Retorno do Investimento) e mostrar os benefícios de se amparar o negócio em dados sólidos, ao invés do velho e bom “Feeling” dos seus dirigentes, é um grande diferencial competitivo.

Na era da informação, a segurança de dados e a disponibilidade dos serviços oferecidos são de extrema importância para o desempenho dessa organização. Frete a ameaças constantes como: Invasões, Engenharia social, Furtos e fraudes. Que causam prejuízos, que podem até inviabilizar a continuidade do negócio. A empresa necessita prevenção, ter uma postura pró-ativa, antecipar fatos e circunstâncias que a tornem vulnerável frente ao mercado, clientes e seus concorrentes.

Uma boa gestão aliada a TI necessita:

  • Utilizar “Melhores Práticas”, apoiadas em modelos conceituados e internacionalmente reconhecidos,
  • Apoio de um modelo de gestão de projetos eficiente,
  • Prestar suporte de qualidade, tanto para os clientes internos, quanto externos,
  • Possuir controle total do fluxo de informação, através de ferramentas pró-ativas, para amparar a gestão e fornecer cada vez mais foco no negocio,
  • Produzir insumos visando obter maior lucratividade com foco nos objetivos de negocio
  • Aumentar a eficiência e reduzir custos é um binômio que as empresas rotulam de “Criação de Valor”.

Esse é o intuito dessa gestão promissora que investe corretamente em Tecnologia da Informação visando o perfeito alinhamento da estratégia com a execução, integrada, pró-ativa e de sucesso.

 

Fonte: TI Especialistas – https://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/tecnologia-custo-ou-investimento/